O QUE FAZER COM JESUS CRISTO?



À milhares de anos a humanidade se faz essa pergunta: O QUE FAZER COM JESUS CRISTO? 

Quando Jesus veio ao mundo e andou pela Palestina, “ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades” (Mt 9.35) ele passou a incomodar muita gente, especialmente os religiosos judeus que se sentiam ameaçados em sua autoridade e proeminência sobre o povo. 

O clímax desse incômodo foi sintetizado na pergunta do governador romano na Judéia, Pôncio Pilatos: “Que farei de Jesus”? (Mt 27.22) 

E a responda do povo enraivecido foi: “Crucifica-o” (Mt 27.22) 
Em outras palavras: “Livre-se dele por nós”. 

Grande parte da humanidade continua incomodada com Jesus e sua mensagem, e querendo livrar-se dele. Alguns estão determinados a negar qualquer vestígio de Jesus Cristo nesse mundo. 

Por que Jesus Cristo incomoda tanta gente? 

  1. Porque sua mensagem não é popular. Jesus ensinou... 
    • Quem quiser tornar-se grande entre vós, seja esse o que vos sirva, e quem quiser ser o primeiro entre vós, será servos de todos – Mc 10.43,44 
    • Se alguém quiser vir a mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me – Mt 16.24 
    • Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem – Mt 6.44 
    • Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus – Mt 22.21 
    • Mais bem aventurado é dar que receber – At 20.35 
  2. Porque Jesus confrontou a espiritualidade farisaica da elite religiosa – Mt 5.20; 23.1ss 
  3. Porque Jesus denunciava o erro sem medo; 
  4. Porque Jesus se interessava e dava atenção aos desprezados pela sociedade e pelos religiosos (comia com publicanos e pecadores) – Mt 9.9-13 
  5. Porque Jesus se apresentou como O Caminho, A Verdade e A Vida num contexto de diversidade religiosa imposto pela dominação romana na Palestina. – Discurso “Exclusivista” num mundo “pluralista” gera muito desconforto, para dizer o mínimo.

Já no primeiro século da era cristã, o apóstolo Paulo percebeu que a mensagem do Cristo crucificado era “escândalo” para os judeus e “loucura” para os gentios (1Co 1.23). E o apóstolo Pedro aplica a profecia do AT a Jesus quando o compara à pedra de tropeço e rocha de ofensa para os que se perdem (1Pe 2.6-8). 

Jesus e sua mensagem nunca se enquadraram nos modelos desenvolvidos por uma humanidade decadente e pecaminosa. Por isso Ele incomoda. 

O QUE FAZER COM JESUS CRISTO? 

Deixe-me dizer que só existem essas duas possibilidades: Ou se livrar dele (uma alternativa que se mostrará inútil e condenatória ao mesmo tempo), ou se identificar com Ele numa entrega de vida sem reservas (uma alternativa que se mostrará sacrificial e libertadora ao mesmo tempo).


Marcelo C.Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEUS É SUFICIENTE

HUMILDADE