CREIO NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS!



Esse título pode dar a impressão de que o tema da ressurreição dos mortos se trata de uma simples confissão de fé particular e subjetiva. Pessoas creem por razões diversas e distintas que podem ser bem articuladas e consistentes ou totalmente desprovidas de qualquer racionalidade argumentativa. 


No meu caso, as razões para crer na ressurreição dos mortos tem a ver com a fé cristã, baseada no testemunho escriturístico da Bíblia como fonte fidedigna de revelação divina. 

A culminação do testemunho bíblico que nos inspira a crer na ressurreição dos mortos é a própria experiência miraculosa de Cristo ter ressurgido dos mortos ao terceiro dia. Todo o Novo Testamento é escrito a partir do impacto desse evento histórico, que no contexto do primeiro século palestínico, sobreviveu e prevaleceu sobre o gnosticismo grego, para o qual a crença na ressurreição do corpo era inadmissível. 

Enfim, creio na ressurreição dos mortos porque “de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, 'sendo ele a primícias dos que dormem'” (1Co 15.20). A ressurreição de Cristo exerce um papel fundamental na teologia cristã, como “evento autenticador” da morte vicária de Jesus e garantia da justificação daqueles que nEle creem. 

É importante destacar ainda que o ensino categórico de Jesus Cristo é de que haverá dois tipos de ressurreição no futuro: a ressurreição da vida e a ressurreição do juízo (Jo 5.28,29). Mas a ressurreição dos mortos, embora também revele o aspecto punitivo para aqueles que sofrerão juízo divino, é predominantemente uma manifestação do poder renovador e vitorioso de Deus sobre a morte. Como tal, a crença na ressurreição dos mortos deve nos inspirar e motivar a toda ação que promova a renovação e restauração de vida em todos os aspectos possíveis. Crer na ressurreição dos mortos é crer na vida e é lutar para que ela possa ser expressa da forma mais plena e justa possível. Crer na ressurreição dos mortos implica ajudar pessoas a renascerem pela fé em Cristo para a sua redenção e também promover os meios para que as pessoas desfrutem de uma vida digna e plena em todos os sentidos, incluindo o social, cultural, material e espiritual. Crer na ressurreição é lutar incansavelmente contra todas as formas de morte, tanto física quanto espiritual, tanto material quanto psicológica. É promover vida como a essência da relação com o Criador (Jo 10.10). 

Marcelo C.Silva 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEUS É SUFICIENTE

HUMILDADE