TRAGÉDIA E SOFRIMENTO
Vez por outra estamos sob o impacto de uma tragédia. Em momentos como estes, que se repetem com certa regularidade, devemos nos concentrar na compaixão e solidariedade e devemos fazerisso tanto individualmente como coletivamente.
Certamente o sofrimento humano levanta muitos questionamentos, especialmente sobre Deus na concepção cristã. Como um Deus amoroso e poderoso pode permitir acontecimentos como as guerras mundiais, o holocausto; os tsunamis destruidores, pandemias e tantos outros? Não podemos presumir que temos todas as respostas e nem que devamos como cristãos, “defender” a reputação de Deus.
Creio que a Bíblia fornece muitas verdades para interpretarmos corretamente a realidade humana, incluindo tragédia e sofrimento. Contudo, minha convicção é de que a compaixão e solidariedade são as demonstrações mais adequadas e necessárias em momentos como esse, como uma forma de testemunho do amor de Deus. À medida que ajudamos ao próximo, abrimos portas para ouvir possíveis lições que devamos tirar da tragédia e sofrimento.
Embora tragédia e sofrimento levem muitos à reafirmarem seu ateísmo, muitos terminam de forma miraculosa intensificando sua visão de Deus, como aconteceu com Jó no passado: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêm.” (Jó 42.5).
Concentremo-nos na compaixão e solidariedade. E que Deus se revele por meio delas.
Marcelo Correia e Silva
Comentários
Postar um comentário